segunda-feira, 11 de maio de 2009

UMA BUSCA COLETIVA PARA A SUSTENTABILIDADE DA VIDA NA TERRA

A Sustentabilidade ambiental da Terra está ligada diretamente a uma atitude de mudança de comportamento do ser humano no que diz respeito ao trato com a natureza. Nesse sentido, a dinâmica de exploração dos recursos naturais por parte das sociedades humanas, requer cuidados no qual prevaleça à manutenção das espécies vivas da natureza. Por conseqüência disso, produziria pouco impacto relacionado aos mecanismos de simbiose ou autopoiese tanto de ordem natural e social.
Nesse caso, havendo a falta dessa harmonia de comportamento, ou seja, um elo desprotegido tornará o ambiente no qual vivemos muito complexo, repleto de mudanças que causará futuramente a perda de nossa capacidade de vida humana na Terra.
Atualmente, convivemos num sistema agressivo de desenvolvimento, visando somente o capital e esquecendo da renovação dos recursos naturais explorados. E se esses recursos se esgotam como viveremos em nosso planeta? Então a interação governo e cidadão devem andar juntos no sentido de excluir o modelo de desenvolvimento vigente criado exclusivamente para destruir a natureza e se pensar numa alternativa de desenvolvimento que favoreça as condições mínimas de sustentabilidade, construindo mudanças em prol da capacidade de se explorar os recursos naturais existentes de maneira inteligente na qual a sociedade humana possa usufruir sem destruições ou desequilíbrios.
Portanto, a permanência das espécies vivas depende de um governo sensato que possa ter uma visão futura das condições de vida das próximas gerações e de uma iniciativa dos cidadãos em virtude de serem mais voluntários, zelando o patrimônio natural da Terra. Entendo que se praticando uma cultura de sustentabilidade ambiental responsável a natureza irá retribuir com menos tragédias e calamidades de ordem natural, social e econômica podendo assim estabelecer uma relação de extremo equilíbrio sobre os seres vivos.